sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Uma faxina semanal torna seu micro mais rápido e produtivo!

Crédito da Imagem: Google imagens
Legenda: Uma manutenção adequada torna o micro mais rápido


Muitas vezes você compara o desempenho de seu micro e percebe que no início ele era rápido como um avião e agora está lento como uma carroça.  
Por que isso ocorre?
 Simples: isso é resultado da instalação e remoção de programas, da criação e remoção de arquivos e de vários elementos inúteis que vão se acumulando e deixando o equipamento mais lento.

A solução também é simples. Basta fazer uma faxina semanal para que esse efeito demore mais a acontecer. Veja algumas medidas básicas:

1) Acabe com os arquivos antigos. Ao remover arquivos que não usará mais, você estará contribuindo para deixar seu computador mais rápido. Se não tiver certeza de que precisará deles ou não, faça o backup de todos os arquivos em um disco externo, em DVD.
2) Desinstale programas que não usa mais. O computador também ficará mais rápido com menos programas instalados. No Windows, clique em Iniciar > Painel de Controle > Programas e Recursos. Depois de analisar a lista de programas instalados, clique naqueles que não são mais usados e, em seguida, em Remover.

3) Use antispyware. A maioria dos programas pode ser removida usando o processo descrito acima, porém há programas do tipo spyware que são mais teimosos. O Windows Defender (download gratuito em http://www.microsoft.com/windows/products/winfamily/defender/default.mspx) ou outro programa da mesma categoria detecta e remove esses programas. Você deve sempre ter um antispyware instalado e ativo, assim evitará que essas pragas virtuais se instalem em seu computador sem sua autorização. Depois de instalar o programa antispyware, execute-o para detectar e remover programas indesejados.

4) Remova arquivos temporários. Seu computador mantém arquivos temporários enquanto você usa, por exemplo, o Microsoft Word ou navega pela web. Ao longo do tempo, esses arquivos podem comprometer o desempenho do computador. Você pode usar a ferramenta Limpeza de Disco do Windows para se livrar desses arquivos. Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Limpeza de Disco.

5) Limpe o disco rígido. No caso de queda de energia ou quando um programa trava durante a execução, o computador pode apresentar erros em blocos de dados do disco rígido. Ao longo do tempo, esses erros tornam o sistema lento. Felizmente, o Windows inclui um programa de verificação de disco que exclui eventuais erros, ajudando a manter o bom funcionamento do equipamento. No Windows Vista, por exemplo, clique em Iniciar > Computador.  Em seguida, clique com o botão direito no disco rígido que deseja verificar e escolha Propriedades. Na guia Ferramentas > Verificação de erros, clique em Verificar agora.

6) Rearranje seus dados. Quando gravados em seu disco, os arquivos são divididos em partes que, ao longo do tempo, podem não ficar arranjadas de forma contígua. O resultado? Arquivos fragmentados que tornam mais lento o acesso aos dados Em outras palavras, o disco sabe onde estão todas as partes, mas demora para colocá-las todas juntas quando precisa do arquivo. O Windows traz uma ferramenta , o Desfragmentador de Disco, que rearranja as partes para deixá-las mais próximas. No menu Iniciar,clique em Computador. Escolha a unidade de disco que deseja desfragmentar e, em seguida, clique em Propriedades > Ferramentas > Desfragmentar agora. 

7) Limpe a lixeira. A Lixeira mantém arquivos que você exclui ao longo do tempo. Você pode deixar seu computador mais limpo removendo esses arquivos permanentemente de tempos em tempos. Clique com o botão direito do mouse sobre a Lixeira e, em seguida, escolha Esvaziar.

8) Tome cuidado com o histórico dos navegadores.  Os navegadores web armazenam em seu computador as páginas visitadas, organizando em um histórico diário. Embora esse recurso seja útil para manter informações, por exemplo, de uma semana, ele pode gerar problemas de desempenho caso comece a guardar dados por mais tempo. No Internet Explorer, vá em Ferramentas > Opções da Internet > Geral > Histórico de Navegação > Configurações. No item Quantos dias as páginas ficam no histórico, escolha o período que for mais conveniente para você.  No Firefox, a mesma configuração pode ser feita em  Ferramentas > Opções > Privacidade > Histórico > Usar configurações personalizadas, no item Memorizar as páginas visitadas por pelo menos XX dias. 

9) Organize seus e-mails. É provável que você tenha um filtro contra spam no Microsoft Outlook ou outro programa de correio eletrônico. O que eles fazer é desviar mensagens identificadas como spam para uma pasta, em geral, chamada Lixo Eletrônico. Analisá-la periodicamente para verificar se alguma mensagem foi mal interpretada com spam e apagar as que, de fato, são inúteis é uma ótima conduta para não sobrecarregar o programa e se livrar das mensagens indesejadas. O mesmo deve ser feito com a pasta de Mensagens Excluídas.

10) Planeje. Algumas dessas tarefas podem ser realizadas automaticamente pelo Windows, dispensando-o do trabalho sujo. Basta criar um cronograma de manutenção para o computador e definir o que se deseja fazer, normalmente, em períodos que a máquina está ligada, mas não está sendo utilizada (por exemplo, durante o horário de almoço).  Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Agendador de Tarefas. No menu Ação, clique em Criar Tarefa Básica. Digite um nome para a tarefa e uma descrição opcional e, em seguida, clique em Avançar. Selecione a frequência com que deseja realizá-la, por exemplo, semanalmente,  e clique em Avançar novamente. Especifique o período do agendamento. Clique em Iniciar um programa e em Avançar.  Agora, basta informar o nome do arquivo do programa que deseja executar, como cleanmgr.exe e encerrar o processo.

Observação: as orientações sobre como realizar as configurações sugeridas aqui podem variar entre versões de sistema operacional e aplicações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário